Há alguns anos, as transações online vêm ganhando espaço na Black Friday, tornando a data aguardada também pelos golpistas. Por isso, vale a pena redobrar os cuidados para não cair em ciladas. Confira, a seguir, 10 dicas que preparamos para você fechar bons negócios:

1. Desconfie de preços muito baixos

Por mais que os sites reservem grandes promoções para a data, ofertas fora da realidade são um forte indício de golpe, envolvendo desde páginas falsas que simulam um e-commerce e roubam seus dados até a venda de produtos piratas ou com defeito. Para não cair em armadilhas, procure sempre sites de confiança e varejistas já conhecidos. Se o valor for mesmo irresistível, vale a pena seguir a dica abaixo e verificar a idoneidade da loja.

2. Pesquise sobre a loja e o produto

Comece verificando se a loja online apresenta endereço físico, telefone, razão social e CNPJ – obrigatoriedades legais para qualquer e-commerce. Em seguida, faça uma busca na internet e em sites como www.consumidor.gov.br e www.reclameaqui.com.br: veja a quantidade de comentários negativos e, principalmente, se a loja costuma responder e solucionar as reclamações. Se for adquirir algum produto, confira todas as informações disponíveis e as avaliações de clientes na própria loja virtual. Cuidado redobrado ao comprar de perfis de redes sociais, pois muitos simulam inclusive prints de consumidores satisfeitos. E, caso caia em algum golpe, faça a sua parte: denuncia ao Procon e no Reclame Aqui.

3. Confirme se o site tem o protocolo HTTPS

HTTPS – sigla para Hyper Text Transfer Protocol Secure – é um protocolo que protege a integridade e a confidencialidade das informações trocadas entre o computador e site por meio de criptografia. Esse processo é fundamental para garantir que seus dados pessoais e de cartão de crédito, por exemplo, não sejam vazados. Todos os e-commerce idôneos possuem o protocolo: para conferir, veja se o link da loja começa com https:// ao invés de http:// e se há um ícone de cadeado ao lado.

4. Acompanhe as variações de preço

Provavelmente você já ouviu falar na frase “Tudo pela metade do dobro” ao se referir à Black Friday. Isso porque muitas empresas costumam aumentar o valor do produto antes da data para, então, aplicar o desconto e oferecê-lo pelo preço normal ou com uma redução irrisória. Para evitar essa cilada, acompanhe o valor do que deseja comprar com antecedência. Você também pode consultar um site de monitoramento de preços, que mostra a oscilação do custo nos últimos meses. Alguns exemplos são www.buscape.com.br e www.jacotei.com.br.

5. De preferência ao pagamento com cartão de crédito virtual

Golpes são mais comuns e difíceis de reverter quando o pagamento acontece por boleto ou pix. Por isso, sempre que possível, opte pelo uso do cartão de crédito, a forma mais segura de comprar pela internet – especialmente em sua versão virtual, com numeração / cvv gerados pelo aplicativo do banco exclusivamente para aquela compra e invalidado após o uso. Caso tenha de quitar um boleto, confira o valor e se o beneficiário é o mesmo que está vendendo o produto ou serviço. E uma dica que vale para todo o ano: crie o hábito de verificar os extratos das contas bancárias e cartões de crédito com regularidade e contacte o banco caso perceba algo estranho.

6. Não utilize computadores e wi-fi públicos

Faça as compras pelo seu computador e mantenha todos os antivírus atualizados. Equipamentos disponibilizados em lan houses ou cibercafés podem conter arquivos maliciosos instalados, prontos para roubar seus dados. Da mesma forma, garanta que o acesso ao site aconteça de uma rede wi-fi segura e com senha – evite aquelas compartilhadas, como de centros comerciais, aeroportos ou hotéis.

7. Guarde todos os comprovantes da transação

Caso você precise reclamar de algo ou abrir uma ação judicial, é fundamental ter informações de todas as etapas da compra, desde a promoção oferecida (como anúncios, e-mails e o print da página) ao comprovante da transação. Exija a emissão de nota fiscal e verifique se a data está correta e se a mercadoria descrita é exatamente a que você está adquirindo.

E mais: 3 dicas extras para boas compras

Mesmo não tendo relação com a segurança em si, algumas recomendações não podem ficar de fora em se tratando de Black Friday. Quer se dar bem? Siga estas três dicas adicionais!

8. Confira todas as especificações do produto

Verifique detalhes como, por exemplo, a voltagem de eletrodomésticos, a memória dos celulares e o tamanho de objetos de decoração, principalmente se estiver comparando preços. Em vestuários, analise o material e as medidas. E lembre-se: as imagens geralmente são ilustrativas, então não se baseie somente por elas.

9. Verifique as condições de compra e a política de troca

Algumas lojas oferecem um desconto que realmente vale a pena, mas, quando você vê o valor do frete… nada compensador. Por outro lado, há sites que disponibilizam benefícios além da oferta, como cashbacks (isto é, devolvem uma parte do valor como crédito) e acúmulo de pontos em programas de fidelidade. Outros detalhes importantes a se observar são o prazo de entrega – principalmente se o produto vier de fora do Brasil – e a política de troca – muitas lojas oferecem peças de coleções antigas ou fora de linha sem direito a troca. Mas não se esqueça: o consumidor virtual tem por lei o direito de se arrepender da compra em até 7 dias do recebimento do produto, mesmo que não apresente defeitos.

10. Não compre por impulso

Por fim, mas não menos importante, planeje-se para não cair em tentação na Black Friday. Tenha foco: faça uma lista do que você realmente está precisando, o quanto você quer gastar e o valor que você tem disponível para possíveis extras. Muitas pessoas se endividam porque não querem deixar passar nenhuma oferta, mas não há preço baixo que compense a dor de cabeça de um cartão de crédito fora de controle.

Aproveite a Black Friday com segurança e bom senso e boas compras!