Se você está lendo isso, é porque tem acesso à internet. E, se tem acesso à internet, é muito provável que tenha uma conta Google. Ela é utilizada em todos os smartphones Android e também para acessar o Gmail, a Play Store, Google Fotos, Google Maps, YouTube, Google Drive e diversos outros serviços.
Em 2018, ao completar 20 anos, o Google divulgou que já havia 1,5 bilhão de contas ativas no mundo. É um número impressionante e que deve ter aumentado muito desde então.
Como todo serviço on-line, é muito importante que fiquemos sempre atentos a questões de segurança, para evitar invasões e vazamentos de dados. Além das dicas básicas como ter uma senha forte, não usar a mesma senha para vários aplicativos e não deixar a conta logada em computadores públicos, separamos aqui quatro recomendações para manter sua conta Google sempre protegida. Confira!
Dica 1
Habilite a verificação em duas etapas
A verificação em duas etapas é um mecanismo extra de proteção: além da sua senha, será necessário inserir mais um código para entrar na sua conta, garantindo que hackers e pessoas má intencionadas não consigam acesso mesmo de posse de sua senha principal. Este código adicional poderá ser gerado por meio de um aplicativo de autenticação ou recebido por e-mail ou SMS.
Siga este passo a passo para habilitar a verificação em duas etapas por aplicativo: . Em um navegador, abra a página do google em www.google.com e clique em sua foto, que aparece no canto superior direito;
. Uma janela abrirá com informações de sua conta. Clique em “Gerenciar sua Conta do Google”;
. Na nova página que irá se abrir, clique em “Você tem recomendações de segurança” > “Proteger sua conta”;
. Clique em “Configurar”. Será apresentado a você todos os dispositivos vinculados à sua conta (note que, apesar de ser uma conta Google, não é necessário ter um dispositivo Android para efetuar a configuração). Em seguida, selecione qual dispositivo será utilizado para configurar sua verificação de duas etapas;
. Ao selecionar o dispositivo desejado, você será orientado a fazer o download do app Google Smart Lock. Porém, em vez dele, recomendamos fortemente o uso do aplicativo Microsoft Authenticator, que faz_ backup _de suas chaves de segurança, trazendo mais proteção e facilidade caso perca o celular configurado. Para isso, vá até a loja de apps do seu aparelho e faça o download do Microsoft Authenticator;
. Após o download, abra o aplicativo e clique no símbolo +, no canto superior direito, para adicionar sua conta Google. Na tela “Adicionar conta”, selecione a opção “Outro (Google, Facebook, etc.)”. Neste momento, você deverá ler o QR Code que aparece em seu navegador logado na conta Google. Ao término da leitura, será apresentado o código para liberação da sua conta. Pronto, a verificação em duas etapas está configurada!
Dica 2
Verifique os dispositivos conectados
Sua conta Google pode estar logada em vários aparelhos simultaneamente, como computador, tablet, celular, Chromecast, Smart TV e outros dispositivos de automação residencial (como Google Home). Por isso, é importante verificar onde sua conta está sendo usada e reconhecer cada um desses dispositivos. Veja como:
. Na tela “Verificação de segurança”, clique na opção “Seus dispositivos”. Serão mostrados todos os dispositivos logados em sua conta;
. Caso haja algum dispositivo que você não reconheça, desvincule-o de sua conta imediatamente – para isso, clique nos três pontos à direita e selecione “Sair”. Mas não se preocupe: caso você saia de algum dispositivo de uso comum ou por engano, poderá adicionar sua conta novamente sem maiores problemas.
Dica 3
Cheque quais aplicativos de terceiros têm acesso aos seus dados
Muitas vezes, instalamos aplicativos que solicitam acesso a todos ou alguns dados de sua conta Google para integrar seus serviços. Por exemplo: um app que gerencia suas consultas e exames médicos pode solicitar acesso à Google Agenda para sugerir os melhores horários e configurar lembretes.
Caso você tenha concedido acesso à conta Google a um app ou serviço que não utiliza mais ou não confia, você deve removê-lo. Da mesma forma, remova apps que você não reconhece. Veja como:
. Na tela inicial de “Verificação de segurança”, entre em “Acesso de terceiros” ou “Apps de terceiros com acesso à conta” – serão mostrados os nomes dos aplicativos logados à sua conta Google e, abaixo, a que tipo de informação cada um deles tem acesso;
. Remova todos os aplicativos que não usa mais, não confia ou não reconhece. Não se preocupe: caso remova algum deles por engano, basta fazer o login em sua conta novamente.
Dica 4
Reveja sua segurança a cada 3 meses
Apesar de toda a configuração realizada nas três dicas anteriores, alguma pessoa má intencionada ainda pode conseguir acesso à sua conta, por meio de vazamento de dados, phishing ou outra técnica de engenharia social. Caso isso aconteça, ela poderá desativar as medidas de segurança sem o seu conhecimento ou consentimento.
Por essa razão, é importante que, a cada três meses, você confira e refaça as etapas acima: verifique a confirmação em duas etapas, os dispositivos conectados à sua conta e os aplicativos de terceiros que possuem acesso a seus dados.