Monitoramento
Monitoramento real time de ameaças e desempenhos
Quer ter o controle de toda a sua estrutura de TI, ao mesmo tempo em que responde a incidentes com rapidez e precisão? Isso é possível com o serviço de monitoramento realizado pelo SOC da Cherokee: uma central que acompanha continuamente o desempenho, a eficiência e a segurança dos processos, softwares e tecnologias de sua empresa.
Este monitoramento reduz o tempo de inatividade dos equipamentos, prolonga sua vida útil e otimiza custos de TI, além de prevenir ataques e preservar a integridade dos dados.
O SOC da Cherokee atua nas seguintes frentes de monitoramento:
ICMA - Inteligência Cibernética e Monitoramento de Ameaças
Inteligência estratégica a favor da segurança da informação
O serviço de Inteligência Cibernética e Monitoramento de Ameaças (ou, em inglês, CTI - Cyber Threat Intelligence) aplica as melhores metodologias e processos de inteligência, utilizados por instituições governamentais e militares, para alavancar os objetivos estratégicos de detecção e resposta a incidentes da sua empresa, auxiliando equipes de Segurança da Informação e Prevenção a Fraudes.
Faz parte deste processo a coleta de informações de várias fontes, como monitoramento SurfaceWeb, DeepWeb e DarkNet, identificação de ameaças direcionadas, ataques a fornecedores, análise de artefatos maliciosos, vazamento de dados, entre tantas outras, para entregar um material completo com informações, análises, alertas críticos e visão executiva.
Monitoramento de Clouds
Quer saber como os recursos em nuvem de sua empresa são utilizados? Conte com o sistema gerencial da Cherokee: ele apresenta todos os indicadores de consumo e disponibilidade de forma clara e completa, em dashboards executivos em modelo drill-down. A atualização dos dados é automática e você navega pelas informações em diferentes níveis de detalhamento, para uma visão completa do que acontece em nuvem.
O monitoramento de clouds ajuda a otimizar a eficiência de toda a sua infraestrutura em nuvem, reconhecer alterações no padrão e detectar problemas para que sejam corrigidos com rapidez.
Monitoramento de Infraestrutura e Redes
Detecte problemas em equipamentos e sistemas que podem causar diversos prejuízos para sua empresa. Com a Cherokee, você tem o monitoramento completo de sua estrutura de TI, incluindo:
- Utilização de CPU, memória, disco e rede;
- Verificação de rede (disponibilidade, latência, jitter);
- Suporte a diversos tipos de equipamentos;
- Disponibilidade e indicadores de aplicações WEB e APIs;
- Suporte a SNMP, SNMP trapper, IPMI, API, scripts etc.;
- SLA de serviços e locais.
Os relatórios são claros e amigáveis, com visualização por gráficos históricos, painel de alarmes e dashboards consolidados. Em caso de qualquer anormalidade, são disparados alertas automáticos via e-mail, telegram e webhook.
Serviço essencial em empresas de todos os portes e mercados, o monitoramento de Infraestrutura evita:
- Indisponibilidades, interrupções e falhas;
- A obsolescência de sistemas e equipamentos;
- O uso inadequado dos recursos pelos colaboradores.
Monitoramento de Sistemas e Aplicações
Tão importante quanto adquirir os melhores softwares e sistemas para sua empresa é garantir que eles atuem em seu nível máximo de performance, prevenindo paradas e desgastes.
O sistema de monitoramento da Cherokee funciona como um bot que emula diversos passos e processos reais em aplicações e analisa seus retornos de forma automática e contínua. Caso a resposta não saia de acordo com o esperado, um alerta é gerado e ações são imediatamente tomadas.
Monitoramento Home Office
Você sabe como estão os seus recursos cedidos a colaboradores? O monitoramento de home office da Cherokee atua tanto na segurança e prevenção de incidentes quanto no aumento de vida útil do equipamento e na produtividade da equipe. Ele opera em dois níveis: no Monitoramento Técnico e no Monitoramento para RH.
O Monitoramento Técnico é responsável por verificar:
- A saúde do computador (uso de CPU, memória, disco);
- A segurança do computador (patches disponíveis e aplicados e administração geral de antivírus);
- As condições da rede (qualidade do sinal, latência para os principais serviços da empresa, Jitter para os sistemas críticos, velocidade de download e upload, utilização da banda);
- A conectividade aos serviços da empresa.
No Monitoramento para RH, são analisados:
- Os softwares utilizados;
- A utilização do teclado (teclas por minuto + períodos de pausa);
- A utilização do mouse (deslocamento, clicks, pausas);
- Aplicativos em primeiro plano (tempo, mudanças).